domingo, 18 de abril de 2010

Dia de Monteiro Lobato | Dia 18 de Abril

José Bento Monteiro Lobato estreou no mundo das letras com pequenos contos para os jornais estudantis dos colégios Kennedy e Paulista, que freqüentou em Taubaté, cidade do Vale do Paraíba onde nasceu, em 18 de abril de 1882.

Monteiro Lobato jamais escondeu sua paixão pela pintura e gostaria de ter cursado uma escola de Belas Artes. Por imposição do avô, seu tutor após a morte dos pais, acabou entrando para a Faculdade de Direito. Desistiu das artes plásticas e se fez escritor.

Lobato foi um dos maiores escritores brasileiros do século XX. Foi o precursor da literatura infantilno Brasil, e criador dos livros infantis ‘Colecção Sitio do Pica Pau Amarelo’ .


No Brasil, na década de 1970, ‘O Sitio do Pica Pau Amarelo’ virou programa infantil de televisão. O programa era baseado em seus livros infantis e se passavam no Sítio do Picapau Amarelo, um sítio no interior do Brasil, tendo como uma das personagens a senhora dona da fazenda Dona Benta, seus netos Narizinho e Pedrinho e a empregada Tia Nastácia. Esses personagens foram complementados por entidades criadas ou animadas pela imaginação das crianças na história: a boneca irreverente Emília e o aristocrático boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa, a vaca Mocha, o burro Conselheiro, o porco Rabicó e o rinoceronte Quindim.

4 comentários:

  1. Obrigada por fazer eu voltar em um tempo maravilhoso da minha infancia!!
    Eu amo o Sitio do Pica Pau Amarelo.
    E eu consegui que meus filhos aqui também gostem.
    Beijos
    "Boneca de pano é gente, sabugo de milho é gente
    O sol nascente é tão belo
    Sítio do Pica-Pau amarelo
    Sítio do Pica-Pau amarelo"

    ResponderExcluir
  2. Nossa Marques adorei relembrar meu tempo de infancia!!!!Eu adorava o sitio do pica pau amarelo!!!!bjaooooooo

    ResponderExcluir
  3. E Barnabé? Eu adorava o Barnabé.
    Anna Jailma

    ResponderExcluir