José Bento Monteiro Lobato estreou no mundo das letras com pequenos contos para os jornais estudantis dos colégios Kennedy e Paulista, que freqüentou em Taubaté, cidade do Vale do Paraíba onde nasceu, em 18 de abril de 1882.
Monteiro Lobato jamais escondeu sua paixão pela pintura e gostaria de ter cursado uma escola de Belas Artes. Por imposição do avô, seu tutor após a morte dos pais, acabou entrando para a Faculdade de Direito. Desistiu das artes plásticas e se fez escritor.
Lobato foi um dos maiores escritores brasileiros do século XX. Foi o precursor da literatura infantilno Brasil, e criador dos livros infantis ‘Colecção Sitio do Pica Pau Amarelo’ .
No Brasil, na década de 1970, ‘O Sitio do Pica Pau Amarelo’ virou programa infantil de televisão. O programa era baseado em seus livros infantis e se passavam no Sítio do Picapau Amarelo, um sítio no interior do Brasil, tendo como uma das personagens a senhora dona da fazenda Dona Benta, seus netos Narizinho e Pedrinho e a empregada Tia Nastácia. Esses personagens foram complementados por entidades criadas ou animadas pela imaginação das crianças na história: a boneca irreverente Emília e o aristocrático boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa, a vaca Mocha, o burro Conselheiro, o porco Rabicó e o rinoceronte Quindim.
domingo, 18 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Obrigada por fazer eu voltar em um tempo maravilhoso da minha infancia!!
ResponderExcluirEu amo o Sitio do Pica Pau Amarelo.
E eu consegui que meus filhos aqui também gostem.
Beijos
"Boneca de pano é gente, sabugo de milho é gente
O sol nascente é tão belo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau amarelo"
Nossa Marques adorei relembrar meu tempo de infancia!!!!Eu adorava o sitio do pica pau amarelo!!!!bjaooooooo
ResponderExcluirEu tbm adorava..Eita tempo bom aquele!!
ResponderExcluirE Barnabé? Eu adorava o Barnabé.
ResponderExcluirAnna Jailma